O preço da moda



Hoje, ao acordar, li um matéria falando sobre o preconceito que Oprah Winfrey sofreu recentemente.  Oprah estava em Zurique, na Suíça e pediu a uma vendedora que lhe mostrasse uma bolsa que custa U$ 38,000 que estava na vitrine. Mas a vendedora se recusou dizendo que a bolsa era cara demais para ela e que era impossível ficar tirando da vitrine uma bolsa tão cara toda vez que alguém quisesse vê-la.

Um colunista de um site britânico deu sua opinião sobre o podre da moda atual. E ao ler você ver que realmente tem algo errado. Esse preconceito que Oprah sofreu trouxe tona outro assunto que é os preços exorbitantes cobrado pelas grifes. Vale tudo isso mesmo para se ter o nome de alguma marca estampada no que você usa?

Traduzi o texto. Me perdoem pelo inglês horrível, mas é o que eu consigo agora, ahaha. Para quem quiser o link do texto original é esse.

O texto original é do colunista Colin McDowell do site The Business of Fashion.

● Os historiadores têm prazer em dar nomes aos períodos: A idade da elegância, o alvorecer da civilização, a idade dourada. É interessante imaginar qual, no futuro, será o título dado ao período da moda de hoje. Culpa da ganância, talvez? Eu gostaria de sugerir que poderia ser resumido como a idade do excesso irresponsável.

Para ilustrar o que quero dizer, peguem o recente acidente na Suíça, estrelado por Oprah Winfrey. Em uma loja de Zurique, o ícone da mídia norte-americana manifestou interesse em uma bolsa preta de $ 38.000, exibida em uma vitrine fechada. A assistente de loja se recusou a tirá-lo da vitrine para deixá-la examiná-la adequadamente. Oprah (que se estima ter ganho 77.000 mil dólares só no ano passado) foi informado de que era muito caro para ela e depois de mais alguns pedidos e recusas, ela foi embora. Muitos vão concordar com a suposição de que ela, uma mulher afro-americana, foi vítima de preconceito.

O preconceito racial é intolerável para todos os povos civilizados e é algo que deve ser rigorosamente questionado e examinado. Mas o que não foi questionado ou examinado neste caso particular, é algo que deve chocar e assustar todas as pessoas com mentalidade. É o preço cobrado pela bolsa. O que é uma afronta à sociedade e a civilização. Acima de tudo, é uma acusação chocante da ganância irracional dos escalões mais elevados da indústria da moda e da forma em que eles corrompem certas áreas da sociedade. Produtos a preços astronômicos são projetados para não chocar, mas para excitar um cliente o suficiente para ele comprar.

Para mim, isso é exatamente o que deu errado com o negócio da moda. A briga entre um designer e uma jornalista, como a que existe entre Hedi Slimane e Cathy Horyn, é humilhante e embaraçoso, mas a questão "Bag Oprah" é infinitamente mais importante e deve a indignação de todos nós. Será que podemos realmente ter respeito por uma indústria que vende bolsas por $ 38.000?

Minha opinião é que estamos corrompidos por preços altos. É por isso que deixamos de olhar para a moda e nos tornamos obcecados com o valor que a etiqueta tem - um valor colocado sobre ele, não só por clientes, mas pelos seus proprietários. Como isso é feito? Peças brilhantes usando a psicologia das propagandas, a tal ponto que estamos dispostos a pagar qualquer preço por algo que seduz - usando a frase "para morrer", cunhado por nossa indústria.

Assim, você pode dizer que, se os ricos são tolos o suficiente para pagar essa quantia, é estupidez. E você estaria certo. Mas é a indústria que está enfraquecida e manchada por tais atitudes, porque incentiva os tomadores de decisão a acreditar que vale tudo, desde que os preços continuem a subir e os lucros permaneçam flutuante.

Qual a opinião de vocês? Até já comentei no post anterior sobre esse negócio de it. Vale isso mesmo? O por quê de se pagar pelo nome e não pela qualidade do produto?

Espero que todos abram os olhos e que a moda mude. 

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